Escalado num esquema 4-3-3 pelo técnico Ênio Andrade, o Colorado deu 'aula' por diversos gramados do país. Os jogadores que vestiam o manto colorado não tinham adversários e não se intimidavam com estádio rival lotado. O Internacional dispunha de um elenco forte e que havia ganhado os reforços de Benítez, Cláudio Mineiro, Bira e Mário Sérgio, além de contar com jogadores de puro talento como o jovem Mauro Galvão (de apenas 17 anos), o atacante Valdomiro e os meio-campistas Batista e Falcão. Tais nomes davam à equipe uma mescla de habilidade, força, experiência e juventude, tudo na medida certa. Craques pontuais em cada setor do campo, determinados a apagar o fiasco no torneio estadual e que tinham no Campeonato Brasileiro a grande chance da virada, para mostrar que o soberano de tempos dourados (1975-76) ainda estava vivo.
Time base: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade
Na final o Internacional encarou o Vasco da Gama e venceu os dois jogos da decisão. O primeiro por 2 a 0 no Maracanã e o segundo por 2 a 1 na sua casa, o Beira-Rio. Com esses dois triunfos o Colorado se tornou primeiro tricampeão do Campeonato Brasileiro e, acima de tudo, o primeiro campeão brasileiro invicto. Foram 23 jogos, 16 vitórias, sete empates, 40 gols marcados e 13 sofridos, totalizando um saldo de 27 gols. Uma campanha inesquecível, incontestável e impressionante que segue como a segunda melhor em termos de aproveitamento em toda a história do torneio – 79,7%, atrás apenas da campanha do próprio Inter em 1976 (84%). Jamais um clube conseguiu repetir o feito daquele Inter de Ênio Andrade e, nos moldes atuais do Brasileirão em pontos corridos, essa façanha dificilmente irá acontecer de novo.
Abaixo os melhores momentos do segundo jogo da final

último ano antes do fla atropelar todo mundo. Cadê o flamengo da década de 80 nesse blog?
ResponderExcluirkkkkk sou mais o campeão da liberta no centenário..
ResponderExcluirAguardando ansiosamente o post da hegemonia rubro-negra da década de 80
ResponderExcluirQue time! mas sou mais o tricolor do plano de fundo, esse era brabo
ResponderExcluirCADE O FLAMENGO, CLUBISTA!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCade o mengao?
ResponderExcluirBoa
ResponderExcluirQue blz
ResponderExcluir